terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que tantos Nordestinos torcem pra times do Sul/Sudeste?

Tudo tem uma explicação e a questão acima não foge à regra.


Lamentavelmente milhares de Nordestinos sem qualquer tipo de raiz ou origem no Sul do Brasil, se dizem torcedores fanáticos dos times de lá.

Ao ponto de muitos deles jamais terem visto o time em um estádio ou sequer terem pisado nas terras onde tais clubes nasceram.

Essa qualidade de torcedor se contenta em ver o time pela TV, vibrar com os ídolos de times de outra região, comprar produtos como camisas, bandeiras, etc, enquanto os times de sua cidade de origem definham e agonizam, muitas vezes quase que no anonimato.



A explicação pra isso tem origem nas décadas de 60, 70 e 80, inicialmente quando as transmissões se faziam somente por rádio e em seguida por televisão, sempre com exclusividade para times do Sul/Sudeste e sem qualquer tipo de menção aos times do Norte/Nordeste.

Assim, já que nessa época não existia internet, TV à cabo e muito menos pay per view, os times do Norte-Nordeste literalmente caíram no esquecimento.

As seleções brasileiras eram compostas praticametente de jogadores do Sul e naquele tempo, o mercado da bola não era tão ativo, muitos bons valores do Nordeste morriam no anonimato.

Portanto, nessa época, se formaram milhares de torcedores nordestinos fanáticos por Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras, etc e seus ídolos eram os ídolos formados nesses times.

Com exceção de Pernambuco, Bahia e um pouco Ceará, o restante do Nordeste se transformou em celeiros de "fanáticos torcedores" dos times do sul.

Logicamente, que tudo foi passando de pai para filho e hoje, os netos daqueles torcem fervorosamente por times que nunca viram, a não ser pela TV.

Em resumo, quem dita e sempre ditou os ídolos e times dos (de grande parte deles) Nordestinos foi a mídia, decidindo que jogo transmite, quem é criticado, quem é exaltado e quem é deixado de lado, nesta última situação, no caso prático, os times do Nordeste.

Será que se o famoso caso do brasileiro de 1987 não envolvesse o Sport Recife e sim o Corinthians, haveria toda essa polêmica e discussão? Vale a reflexão.

Essas pessoas não percebem o quão maléfico é esse comportamento pra sua cidade, estado e até região, porquanto, seus times se enfraquecem em progressão geométrica, apenas reforçando a falta de amor e atenção dos nordestinos pelos clubes locais em um claro e perigoso círculo vicioso.

Em contrapartida, os times do eixo sul/Sudeste se fortalecem, ganham dinheiro com patrocínios milionários, renda nos estádios, direito de imagem e venda de produtos pra os Nordestinos.

Trocando em miúdos, os Nordestinos ao torcerem por times do sul cortam na própria carne, dão um tiro no pé, e, enquanto isso, os Sulistas fazem piada e chacota dos nossos times, manias, sotaques etc.


"Tenho orgulho do Nordeste e da nossa gente, tenho orgulho do chapéu de palha e de falar oxente" #ValorizeoFuteboldoNE


14 comentários:

Robson Roque disse...

Muito, MUITO, bom seu post. Inaugurou com extrema maestria. Estou orgulhoso de ter em nosso portal alguém tão preocupado em valorizar o futebol da nossa terra.

Abração.

JurExpress disse...

Disse tudo! Excelente!!!!!

Unknown disse...

"Tenho orgulho do Nordeste e da nossa gente, tenho orgulho do chapéu de palha e de falar oxente" #ValorizeoFuteboldoNE

Unknown disse...

Totalmente excelente! Já encaminheiro pra um bando de Misto babaca!!! Uhhuuu \0/

Unknown disse...

Adorei!!! Já repassei pra um monte de paraibacas...

Fábio Nascimento disse...

a falta de estrutura e profissionalismo dos clubes da região, e a massificação dos meios de comuninação que só transmitem jogos dos times de RJ-SP são para mim os principais motivos para tal movimento

Anônimo disse...

"Com exceção de Pernambuco, Bahia e um pouco Ceará"

Será que são exceção?

Rafhael disse...

Excessão de Pernambuco???? Meu caro e a FLA-RECIFE, que é a maior organização de um time sulista do Nordeste??

JurExpress disse...

A turma querer dizer que Pernambuco tem torcida de time de fora é naõ conhecer nada!!! Alias, no interior ainda se encontra, mas em Recife, todos são fanaticos pelos times locais!!! Quase q sem EXCEÇÃO

Marcel disse...

Orgulho NORDESTINO
ABC SÓ TORÇO POR VC

Unknown disse...

hoje em um canal de esporte chamado espn,um comentarista disse que os times do nordeste não tem torcida, será que isso é realmente verdade ?
será que ele não viu a media de publico do ceará em 2010 a torcida do bahia e a do santa cruz ?

todos do sul são contra nois até as emissoras de tv !!

PESSOA disse...

Faltou falar a origem da faixa da foto. m

Leonardo R. disse...

ACHO A MAIOR IDIOTIÇE TORÇER POR DOIS TIMES, AINDA MAIS TORÇER PRA CLUBES DO SUL E SUDESTE DO PAÍS ONDE OS PROPRIOS JOGADORES,DIRIGENTES,TORCIDAS,IMPRENSA NO GERAL ODEIAM NOS NORDESTINOS E SEMPRE DERRUBAM OS CLUBES DA REGIÃO NORDESTINO.
OS CLUBES DOS NORDESTE É ONDE TEM SUAS TORCIDAS MAIS APAIXONADAS DO BRASIL, ENTAO QUANDO ME PERGUNTAM SE EU TORÇO PRO MEU CLUBE EU RESPONDO: "EU NAO TORÇO PRO AMÉRICA RN, EU VIVO O AMÉRICA RN".PRECISAMOS AGIR ASSIM E SEMPRE PRESERVAR OS CLUBES DO NOSSO ESTADO.

Anônimo disse...

Falta o Maranhão nesse site.

Postar um comentário

Obrigado por comentar aqui no [Torcedor Nordestino], a sua opinião é muito importante para nós.

Antes de publicarmos seu comentário, ele passará por moderação da nossa equipe.